Abertura da Fiscalização do CRCPR no Litoral (15/06/2015)

No dia 15 de junho, o vice-presidente da Câmara de Fiscalização, Ética e Disciplina do Conselho Regional de Contabilidade (CRCPR), João Gelásio Weber e o Gerente de Fiscalização (CRCPR), Dirceu Zonatto, realizaram a abertura da Fiscalização do CRCPR no Litoral, na modalidade Eletrônica – Fisc-e.

AberturaFiscalizacaoLitoral(7)

A fiscalização eletrônica, cuja implantação começou no Paraná em 2012, fundamentada na Resolução CRCPR n 712/2011, segue o mesmo formato da fiscalização presencial, com a verificação dos contratos de prestação de serviços, DECORES, a existência da escrituração contábil regular das empresas, e ainda, o perfil dos executores de serviços.

AberturaFiscalizacaoLitoral(2) AberturaFiscalizacaoLitoral(5)

Slides da Abertura da Fiscalização           Livreto Fiscalização

Com dispensa a presença do fiscal nos escritórios, a fisc-e representa menores custos para os conselhos de contabilidade. O procedimento começa quando o CRCPR envia um e-mail aos contabilistas avisando que o seu acesso está liberado no site do órgão fiscalizador e fornecendo a cada um sua senha de serviços online e o número do seu agendamento. O e-mail contém todas as informações necessárias para iniciar o processo de fiscalização eletrônica e o próprio sistema vai conduzindo o usuário no preenchimento dos documentos necessários.

Quando o contabilista finaliza o procedimento, inicia-se a análise das informações fornecidas pelos contabilistas pela equipe de fiscais do CRCPR. Na segunda fase, um percentual de empresas, escolhidas aleatoriamente, recebe um novo e-mail, em que lhes são solicitados: verificação da contabilidade, contratos de prestação de serviço e DECORE, bem como o envio ao CRCPR dos respectivos documentos, preferencialmente em formato digital.